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Organizar para comunicar: a teoria do balde furado | 15 abr 2016
 

Encher um balde repleto de furos não é uma tarefa muito fácil. O mais lógico seria consertar cada buraquinho e então enchê-lo, não é mesmo?

A lógica às vezes não se apresenta com essa clareza nas situações do dia a dia, principalmente nas empresas, onde percebemos que a maioria dos gestores não se preocupa ou desconhece os furos do balde e querem apenas enchê-lo.

Algumas vezes, quando iniciamos um processo de consultoria, a grande solicitação dos gestores é o aumento de receitas e para isso a solução mais rápida é o investimento em comunicação ou marketing para que possam captar novos leads, receitas ou novos clientes. Porém, com vários furos no balde esse resultado esperado acaba não acontecendo.

É impressionante a quantidade de investimento das empresas em ações externas de marketing e propaganda, buscando obter um grande retorno em vendas, quando em sua maioria os problemas estão dentro dela de forma estrutural, seja em produtos, serviços, processos internos, sistema de gestão, atendimento, motivação dos colaboradores, infraestrutura, entre outros.

Como dissemos, o óbvio é tapar os furos do balde, isto é, iniciando com uma análise geral da empresa, procurando encontrar os gaps e problemas que podem influenciar nas vendas, atendimento e prestação dos serviços. Esse tipo de ação pode custar até cinco vezes menos do que investir em ações externas que vazam pelos buracos do balde. Vedar os buracos das empresas é o processo que chamamos de Organizar para Comunicar.

A Base Quatro Comunicação desde a sua fundação tem como filosofia de trabalho a expressão “organizar para comunicar”, porque nunca focamos no processo de comunicação de forma isolado ou entendemos que a comunicação de uma empresa acontece da porta para fora, somente para atrair clientes. Pensamos na experiência que a empresa deveria oferecer ao seu público como uma forma de fidelizar, entregando sempre um pouco mais do que promete. Por isso ao iniciar um processo de comunicação, primeiro olhamos para dentro, através de um mapeamento dos processos necessários para garantir que tudo aconteça de forma orgânica e funcional, afinal quando o cliente contratar sua empresa ele não vai querer saber se hoje faltou mercadoria ou se a pessoa responsável não foi trabalhar; afinal ele está ali para ser bem atendido, sem desculpas.

Sabemos que muitas vezes os processos de organização e comunicação devem ser feitos de forma paralela, ou seja, tapar buracos enquanto enchemos o balde, porém realizar essas atividades de forma planejada e sincronizada potencializa os resultados que antes, iam por água abaixo.

Por isso, se sua empresa está precisando aumentar receitas, olhe para o balde, veja os furos e analise os gaps que precisam ser sanados. Antes de realizar qualquer investimento em comunicação, pense na experiência do consumidor e como sua empresa está preparada para recebê-lo, afinal quem mantém o balde cheio é cliente.

Por Juliana Tardelli

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Referências: Laboratório de Criatividade / Endeavor

 

 
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